A hemofilia é uma doença genética rara, que se manifesta primordialmente em homens, e que afeta a coagulação do sangue. É causada por ausência ou deficiência de uma das proteínas plasmáticas responsáveis pela coagulação do sangue.
É classificada em tipo A (deficiência do Fator VIII de coagulação) e tipo B (deficiência do Fator IX de coagulação).
Em 2021, a Federação Mundial de Hemofilia registrou 256.840 pessoas com hemofilia no mundo. O Brasil é o 4° país no mundo, atrás da China, Índia e EUA, com 13.337 pessoas.
Pode causar sangramentos em qualquer parte do corpo, mas atinge mais frequentemente músculos e articulações.
O tratamento e a prevenção dos sangramentos são feitos, primordialmente, através da reposição do fator de coagulação deficiente. No Brasil, estas medicações são distribuídas gratuitamente pelo SUS.
Os sangramentos de repetição nas articulações levam a destruição da cartilagem e do osso, gerando dores crônicas, atrofias musculares e deformidades articulares. Neste momento é importante a intervenção do Médico Fisiatra para prevenção e reabilitação destas sequelas musculoesqueléticas.
O Médico Fisiatra também é importante para orientação da prática de atividade física regular para manter a musculatura adequada, garantindo maior estabilidade articular, e consequentemente, prevenir sangramentos, reduzindo dores e melhorando qualidade de vida.
No dia 17 de abril é celebrado o Dia Mundial da Hemofilia, e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a doença. São realizadas diversas atividades em todo o mundo para sensibilizar as pessoas e os governos sobre a hemofilia, conseguir um melhor diagnóstico e proporcionar às pessoas acesso adequado aos cuidados de saúde.

Dr. Rodrigo Yamamoto
Médico Fisiatra - Medicina Física e Reabilitação
CRM-SP: 104.584 | RQE: 46.145

Facebook  |  Instagram  |  TikTok